COMO MARCAR PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS
A presença nas redes sociais, já há algum tempo, deixou de ser uma atividade opcional, e se tornou quase uma obrigação para as empresas que pretendem se destacar ou apenas manter um relacionamento com seu público.
Mas apenas estar presente, sem objetivos claros, pode não gerar nenhum resultado, e até mesmo, em alguns casos, gerar resultados negativos.
Para evitar problemas nesse sentido, e tirar o melhor proveito possível das redes sociais, é necessário um planejamento estratégico, com objetivos bem definidos e acompanhamento constante.
Antes de mais nada, é necessário identificar em qual rede social seu público alvo está presente, e definir um plano de ação de acordo com o seu objetivo.
IDENTIFICAR ONDE ESTÃO SEUS CLIENTES
As principais redes sociais são:
Facebook
O Facebook é a rede social mais popular do planeta.
As atualizações do Facebook funcionam de maneira dinâmica e cada usuário recebe um tipo de conteúdo de acordo com o que mais curte ou acessa, o que inclui amigos e páginas.
Instagram
O Instagram pode ser um excelente local para sua empresa estar presente.
A rede social tem bastante apelo visual, afinal é voltada para fotos e vídeos, e pode ser importante para empresas do segmento de turismo, gastronomia, roupas, calçados dentre outras.
YouTube
Atualmente, o YouTube já é a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo, além de ser o terceiro site mais acessado – ficando atrás, é claro, do Google e do Facebook. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.
LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo.
Assemelha-se bastante com as redes de relacionamento, mas a diferença é que o foco são contatos profissionais.
É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
DEFINIR SEUS OBJETIVOS
Após identificar em quais redes sociais seu público está mais presente, é necessário definir qual, ou quais, são os seus objetivos.
Entre os principais objetivos das empresas/negócios nas redes sociais, podemos destacar:
• atrair tráfego para o site e/ou blog;
• divulgação/fortalecimento da marca;
• ser um canal de comunicação com os clientes;
• educação por meio de divulgação de conteúdos;
• vendas.
O QUE PUBLICAR NAS REDES SOCIAIS?
Para responder a essa questão, é necessário ter definido bem qual é o seu objetivo, e quais redes sociais serão utilizadas, visto que cada uma delas tem um objetivo diferente.
Considerando esse fato, as publicações podem ser divulgação de conteúdos de posts do blog ou materiais como eBooks, webinars, vídeos etc.
Também pode ser interessante fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas aos seus produtos ou serviiços. Por exemplo:
• vídeos interessantes;
• postagens relacionadas a datas comemorativas (como o dia dos pais, natal, dia dos namorados, etc);
• imagens e GIFs divertidos para interagir com os seguidores;
• e eventos promovidos pela empresa ou em que tenha tido participação.
COM QUE FREQUENCIA DEVO PUBLICAR NAS REDES SOCIAIS?
Isso você pode determinar de acordo com sua disponibilidade e capacidade de garar conteúdo. No entanto, é necessário criar uma rotina de publicações nas redes sociais para que crie expectativas em seu seguidor.
Por exemplo, digamos que toda segunda-feira pela manhã você publique um conteúdo.
Se o seu conteúdo for interessante pra ele, isso vai criar uma expectativa e fazer com que ele aguarde a publicação. Se a publicação não acontecer, isso pode gerar uma frustração e fazer com que ele deixe de te seguir.
Não é necessário criar conteúdo inédito para cada postagem. Como no Facebook, por exemplo, em que nem todos recebem a postagem, você pode publicar o mesmo conteúdo em dias e horários diferentes, até mesmo para saber qual o melhor dia e horário.
Uma grande vantagem do Facebook, e que também se aplica ao Instagram, é que você pode deixar as publicações agendadas, não tendo que acessar sempre que for fazer a postagem.
Para concluir, não se esqueça que o mais importante de tudo é que você crie conteúdos relevantes. Produza conteúdos nas redes sociais que agreguem valor em vez de tentar vender seus produtos ou serviços para o seu visitante sem que ele esteja preparado para isso.
Pense no seu público com carinho e crie uma relação especial com ele.